comida

5 restaurantes no Barreiro onde pode comer cozido à portuguesa

A New in Barreiro preparou um guia para que fique a conhecer alguns spots perto de casa que servem a especialidade.
Um prato para os dias frios.

Nos dias de muito frio, todas as soluções são válidas para conseguirmos aquecer. Vestir mais peças de roupa ou agasalhos ajuda-nos a aquecer a parte exterior do corpo. Porém, os pratos que escolhemos para comer às refeições, também podem dar uma ajuda e, alguns, como é o caso do cozido à portuguesa, reconfortar até a alma.

Esta especialidade tipicamente portuguesa é uma das mais emblemáticas da vasta gastronomia portuguesa, sendo cozinhada de norte a sul do País, das mais diversas formas, mas obtendo sempre o mesmo resultado: conforto. As suas origens remontam a tempos muito antigos, nos quais as tradições rurais e agrícolas estavam muito presentes. Exatamente por isso, os ingredientes utilizados na confeção do cozido à portuguesa chegavam, habitualmente, das quintas e incluíam carnes de várias espécies, enchidos, legumes e arroz ou batatas.

Se é verdade que o conceito de “cozido” existe em várias culturas espalhadas por todo o mundo, também é seguro dizer que a versão portuguesa se destaca pela seleção de carnes e enchidos. O segredo é simples e resulta num sabor único que vem da combinação de carnes de vaca, porco, frango ou galinha; de enchidos, como chouriço, farinheira, morcela e, até, alheira; de legumes, como couve portuguesa, cenoura, nabo, batata e feijão verde e, por fim, dos acompanhamentos, como é o caso do arroz branco, cozido em parte do caldo das carnes. 

No que toca à confeção, este é um prato que demora algum tempo a estar pronto. O processo inicia-se com a cozedura das carnes (as mais duras) em água temperada com sal. De seguida, os enchidos e carnes mais tenras são adicionados, havendo quem opte por cozer os legumes e o arroz no mesmo caldo. Como verdadeira refeição de conforto, o cozido à portuguesa é, habitualmente, servido em grandes quantidades.

No Barreiro, a tradição do cozido é levada muito a sério em vários restaurantes da cidade. N’O Faisão, em Coina, por exemplo, o prato é servido desde que o restaurante foi inaugurado, há 43 anos. Nos dias de hoje, o cozido à portuguesa é um dos destaques da casa e “bastante procurado pelos clientes”, como explica o proprietário. 

Já o Nostalgia Café/Restaurante, que tem como foco o peixe grelhado, não deixou de incluir o cozido no menu de quintas-feiras e domingos, à hora do almoço. No entanto, estes não são os únicos restaurantes do concelho nos quais poderá encontrar este prato tradicional. Assim, a NiB preparou um roteiro para que saiba onde pode comer um cozido à portuguesa perto de casa. 

Carregue na galeria e descubra outros espaços onde pode provar esta especialidade.  

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA